26 de ago. de 2008

Qual é a Diferença Afinal?


Certa feita eu e uma amiga conversando sobre as diferenças das pessoas, sabe, cadeirantes, gays, negros, e todo o tipo de discriminados que temos por ai.
Isso é um tanto complicado, tendo em vista que vivemos em um país com pouco mais de 500 anos, e uma mentalidade geral muito, mas MUITO atrasada. Se você é homossexual provavelmente teus pais não aceitarão, você será expulso de casa e perdera toda a sua família por que escolheu ser “diferente”. Saia nas ruas, e veja quantas opções de diversão e até mesmo de andar na rua tem uma pessoa que esta atrelada a uma cadeira de rodas. Não sei na tua cidade caro leitor, mas na minha é bem complicado sair de casa, já que as calçadas da cidade inteira são cheias de irregularidades, sem falar em rampas de acesso, que provavelmente seja uma tecnologia meio a frente dos tempos ainda por aqui.
De tal forma me imagino nas duas situações que citei, que tirei de pessoas que eu conheço razoavelmente bem.
Sempre que há uma diferença, surge com ela um filho de uma boa mãe pra discriminar e tirar um sarro, dar umas risadinhas ou simplesmente olhar torto para ela. Se você for normal e se tornar “diferente” então, pode descartar 90% das pessoas que tu consideras como teus amigos, porque provavelmente é isso que você terá dois ou três gatos pingados que continuarão do teu lado.
Esses sim te levarão alem do teu quarto quando você tiver dificuldades de se mover, ou te darão apoio quando tua família te enxotar de casa só por que você pensa diferente sobre a TUA forma de amar. E mesmo que lhe reste apenas uma pessoa no mundo com quem você possa contar, ainda assim você pode se sentir feliz, porque é uma pessoa de sorte.
O lance é que quem tem essas limitações, quem é julgado como diferente, passa a pensar como todo mundo e se vê como uma pessoa diferente, começa a ter a própria percepção de si mesmo distorcida pelas baboseiras que escuta das pessoas ao seu redor, e começa a se recolher, se fechar, se ver menor, mais fraco e inútil do que realmente é.
E ai vem o meu desabafo, porque é muito difícil ser uma pessoa normal e não possuir pesadas diferenças e mesmo assim entender o que sentem os “diferentes”, eu ainda acredito sumariamente, na igualdade de todas as pessoas em seus termos básicos, como a própria constituição do nosso país cita em seus primeiros três parágrafos que TODOS são IGUAIS perante a LEI. E todos têm o mesmo DIREITO.
Eu acho que falta sempre a falta se “semancol” pra entender que ninguém é pior que ninguém só por que tem limitações ou é diferente em algum sentido.

Aos meus amigos que encontram-se nesse lugar de discriminados.

“Vivemos esperando dias melhores, dias de paz, dias a mais e dias que não deixaremos para traz...” (Jota Quest – Dias Melhores).

“E nossa história não estará pelo avesso assim sem final feliz, apenas começamos. Teremos coisas bonitas pra contar...” – (Legião Urbana – Metal Contra as Nuvens).

13 comentários:

Anônimo disse...

Junior amor da minha vida...=**

Matou a pau...adorei seu texto...todos deveriam pensar assim...amei mesmo...

amo tu xuxu.

Anônimo disse...

Mauro adorei o post!
Fala bem a verdade.
Nada mais que sentir isso na pele, como eu.
Isso é muito triste. É UMA DOR INDESCRITIVEL.
Na verdade as pessoas só vão dá valor depois que perderem.
Abração adorei.

Anônimo disse...

amiguinhu, vc sabe q sou tua fã né...
adoreiiii mais esse texto seu ti adoruuu muito muito...
Parabéns por ter essa mente cheia de idéias, bj

Vinicius disse...

puts o pior desse texto ai, é q tudo oq tá nele é verdade
porra meu tem discriminação em todo lugar q tu vai, são poucas exeçoes...
é né, mas pra Ccó, infelizmente, já era de se espera isso

abraçoo xD

Anônimo disse...

Uma verdadee que infelizmentee vivenciamos no dia a dia ...
Lúú

Anônimo disse...

Não me surpreendo em nada quando leio teus texto e tu escreve exatamente o que eu acho. EXATAMENTE. discriminação é uma coisa que não passa, tu cria. É como um bichinho de estimação do mal, tu cria, alimenta e le cresce. E começa a te dominar, saca? meio desenho animado isso, mas é a melhor metáfora que existe pra isso. cada ato de discriminação atrofia o cerebro do individuo e aliena mais e mais. O mundo ainda não tá preparado para diferenças, sejas elas quais forem cadeirante, hoimossexuais, negros, asiáticos, gordos, ninjas. Tudo que é diferentem, atrae menos olhares, do que é bonito, e as pessoas são escluidas. A mente dessas pessoas é tão grande, que o fato de uma pessoa não ser bonita, hoje é mpotivo de chacota. Pessoas lindas, inteligentes, cool's e descoladas. É disso que é feito o mundo e nós, estranhos e diferentes somos os ET's do planeta. Ta na hora de mandar eles pro planeta deles.


Beijo gatooo

Anônimo disse...

excluídas.*

Anônimo disse...

Tudo que vc falou ai ...é a mais pura realidade néh..o mundo táh de cabeça pra baixo e infelizmente são poucas as pessoas que enxergam isso,a maioria enxerga mas não faaz nada pra muda =/

Parabéns pelo texto =D ameei!
beeijo

Anônimo disse...

Pois é, como falavamos, as diferenças existem e por mais que nos digam que todos têm direitos iguais, sabemos que na prática não é isso que acontece. Então devemos partir de nós a boa convivência com todas as pessoas independente de quem sejam ou o que pensam, afinal, aceitar o outro não significa que você deva mudar seus pensamentos, não é mesmo.
Ficou muito bem colocado o que você escreveu, admirei seu texto e concordo com sua idéia, bjookas Ju, te adoro de montão!!!

Unknown disse...

Olha, se vê que tu não tem andado muito pelas ruas ultimamentes, ou não tem assistido telejornal...
Se Chapecó não tivesse bom acesso as pessoas portadoras de deficiencia, não tinha cediado o PARAJASC 2 vezes, logo a parte da calçada que tu escreveu não esta toda certa. E se tu der uma olhada enquanto anda pela calçada vai ver que ta sendo mudado os ladrilhos dela, começando pelo Centro, e mais tarde em alguns outros lugares, só deu uma parada agora portque senão conta como campanha politica e pode ser usada contra o atual que quer reeleição.
E sobre a homossexualidade, [zação]cara tu sabe que a gente te aceita numa boa, não precisa ter medo, é só não ficar se jogando pra cima de nós. E velho, tu sabe que meu "lado mulher" é lésbico.[/zuação]
Agora sério ,esse negócio de preconceito contra homossexualismo ta mudando, tão começando a aceitar, tão quebrando paradigmas sociais, a começar que agora o Brasil já tem a 2ª maior parada do orgulho gay, qualquer festinha GLS enche, o preconceito ta quase se concentrando em gente de mais idade ou de pouca educação, ou dos senhores do campo(pra não chamar de colono).
E tu falou da Constituição e da "igualdade perante a lei", bom a Constituição brasileira segue o principio do Estado Democrático de Direito, o que é um "dever ser", mas que no caso nem sempre será. E perante a lei é uma coisa, mas na sociedade na vida "normal/real" a questão de respeito a essas pessoas é uma coisa moral. Mas como a discriminação, tanto racial quanto sexual e fisica, é crime, essa moralidade se firmou e ganhou estatus de norma juridica e se for descumprida gera uma sanção(pena).
Opa, me extendi um pouco aqui...
Mas ta bom o texto, e desculpa qualquer coisa.
=D

Anônimo disse...

Tudo é uma questão de manter a mente aberta, a espinha ereta e o coração tranquilo...

Anônimo disse...

real teu desabafo. Mas pense que vc mesmo ... por pensar assim, tmbm nao c encaixa nestes padroes rs
oque significa que estamos do mesmo lado destas pessoas. A sociedade tm medo de tudo oque nao conhece...logo, prefere condenar do que conhecer. Pense em casos simples, como religiao, politica, musica... ja viu alguem tentar entender ou ver pelo lado bom uma opiniao adversa? c ja, sabe que eh raro.

Pensando nessa linha, imaginamos oque c passa na cabeça d alguem da nossa idade que faz uma faculdade paga pelos pais e escolhida por eles, no fim de semana vai para o Moai (ou qualquer outro lugar q esteja na moda), usando aquela ropa da marca da hora (quanto mais moral!) e que tm como objetivo interno e pessoal, fazer com que os outros menos populares sintam inveja. Ao que eu vejo este eh o padrao mais comun e aceito como normal pela sociedade...
Vivem uma vida com desafios ridiculos, rodiados de gente mediocre (como eles), e seus pais apoiam seu modo limitado de pensar. Quando alguem fala alguma coisa diferente, eles nao conhecem! eles tem medo! oque as minas vao achar c souberem q eu tenho um amigo gay??! oque minhas amigas vao falar de eu ter ficado com aquele kra "feio" e sem dinheiro que nao bebe e nao sai de casa? e ainda nem tem carro!
isso tudo vem da necessidade basica do humano... de fazer parte d um grupo, e c for o grupo maior.. melhor!
aff chega rs, ja fiz outro texto soh comentando...

mas resumindo, a resposta que eu daria a pergunta tema do post, eh:
a diferença eh a coragem de assumir a propria personalidade e pessoalidades. Os "diferentes pensam, os "normais obedecem a massa.A não ser que vire moda, a discriminaçao nao vai acabar consientemente.

Keka Bittencourt. disse...

Sem dúvida um dos teus melhores textos!
Ser diferente é normal, como diria aquela antiga propaganda da menininha com síndrome de down!
Sou homossexual e sofro muita descriminação!
Minha mãe insiste em dizer que é "apenas transições de fases", e que "ISSO" não é pra mim...

Vivemos esperando dias melhores (: