2 de dez. de 2008

Cultura de Paz

“Nós devemos ser a mudança que
desejamos ver o mundo”.
Mahatma Gandhi

A UNESCO decretou o ano de 2000 como o ano internacional da Cultura de Paz, circulando no mundo inteiro o MANIFESTO 2000 e criando o programa “Uma década pela Cultura de Paz” para os anos de 2001 a 2010.
A Cultura de Paz baseia-se na soma dos esforços contínuos de todos para transmitirmos valores que inspirem a construção de um mundo de dignidade e de harmonia, de justiça, solidariedade, liberdade e prosperidade. Tornar possível o desenvolvimento sustentável, a proteção do meio ambiente e a evolução do ser humano.
É RESPONSABILIDADE DE CADA UM colocar em prática uma conduta que inspire uma cultura de paz. Todos podem contribuir com esse objetivo dentro de sua família, de seu bairro, de sua cidade, de sua região e de seu país ao promover a não violência, a tolerância, o diálogo, a reconciliação, a justiça e a solidariedade em atitudes cotidianas.

texto retirado do seguinte link:


agora me respondam. Estamos entrando em 2009. portanto nos últimos tempos desta tal década de cultura pela paz.

E eu lhes pergunto o que ocorreu de verdadeiramente pacífico neste período?

NADA.

Pelo contrário, vimos uma nação despejar sua superioridade bélica sobre muitos inocentes, vimos monges tibetanos, famosos pela sua pacificidade destruindo coisas no meio da rua, batendo nas pessoas.

Então pensamos que tudo isso só acontece longe da gente. Mas e VOCÊ? O que você fez de pacífico nos últimos dez anos. Quer dizer, você foi ao menos um pouco gentil ao extremo com alguém uma vez por semana?

Vivemos em uma droga de mundo onde cada um de nós é metralhado por toneladas diárias de preconceitos, opressões e coisas do genero. A própria indústria nos enfia goela a baixo esse tipo de discriminações. Por exemplo, você andando na rua passa por um outdoor com a foto de uma modelo linda, maravilhosa, exuberante e MAGRA. Ou então de um rapaz esguio, com músculos definidos e olhar penetrante. O que acontece com uma menina gordinha ou com um cara que não tem um corpo bonito? São discriminados, comparados a outros tantos, nunca ficam com ninguém por serem "feios". O que na verdade é pura besteira, que eu conheço gordinhas lindas e maravilhosas e caras magrelos muito legais. Começamos por ai, que se aceitássemos as pessoas como elas são teríamos menos preconceitos e ninguém acabaria feriando o coração de outra pessoa por preconceitos ou coisas assim.
Outro grande problema desta década é o nível altíssimo de estresse das pessoas. Trabalhamos demais, vivemos para trabalhar e esquecemos que deveríamos estar apenas trabalhando para viver. Desta forma esquecemos também do lazer, de sair com uma pessoa que a gente gosta pra dar uma volta e esquecer os problemas, problemas esses que a cada dia se acumulam mais junto com os papéis da mesa do escritório. Quanto mais nos preocupamos com os problemas mais nervosos e intolerantes ficamos, por consequência ficamos violentos no trânsito, em casa, por onde se vai é possível ver pessoas de cara amarrada em locais onde deveriam estar felizes.
Então, do que adianta pedir paz? Se a vida com a qual estamos acostumados nos leva para o caminho oposto? A alguns dias traz eu me via meio ruim por ser pacifico de mais e me achava até bobo, mas percebi que dessa forma é muito mais fácil de se viver.
Vivendo um dia de cada vez, apenas passando pelos problemas como se fossem placas de uma grande estrada. Estão ali e tem sua função. Mas sempre ficam para traz.


Então fica aqui o meu sincero pedido.
Vamos tentar cultivar um pouco mais de paz? Cumprimentar os vizinhos na rua, ser mais gentis e honrosos com as pessoas. É mais fácil do que parece e só depende de nós. Unicamente de cada indivíduo fazer a sua parte.

Nenhum comentário: